segunda-feira, 2 de junho de 2008

Português –AB - 8ºEF - 1ª etapa


Professora Tetê Macambira -


PARTE I FICHA DE LEITURA DOS PARADIDÁTICOS “SE LIGA” E “MANUAL DA SOBREVIVÊNCIA FAMILIAR”

01. Preencha abaixo os dados solicitados para cada um dos paradidáticos estudados em classe:

“Se Liga!”

“Manual da Sobrevivência Familiar”

Autor

Protagonista

Tema Principal

02. Explique, com as suas próprias palavras, o porquê dos títulos das seguintes obras: (02 escores)

a) “Se Liga!”

b) “Manual da Sobrevivência Familiar”

03. Cite DOIS problemas que o protagonista de “Manual da Sobrevivência Familiar” teve que enfrentar, comentando-os: (04 escores)

04. Por que, para o eu-lírico de “Manual da Sobrevivência Familiar”, havia uma necessidade de se fazer um manual para sobreviver à própria família?(1 escore)

05. Ainda sobre o livro “Manual da Sobrevivência Familiar”, responda (04 escores)

a) Por que o narrador e sua família foi morar com o avô do narrador?

b) Além deles, que outras pessoas dividiam o espaço físico da construção do avô?

c) Era – segundo o narrador – uma convivência pacífica sempre? Por quê?

d) Como poderia ser descrito o relacionamento do narrador com os avós, mais precisamente com o avô?

06. No livro “Se Liga!”, há várias situações que pretendem alertar o jovem. Cite duas delas que mais lhe chamaram a atenção e explique porquê. (4 escores)

07. Ainda sobre o livro “Se Liga!”, há situações que envolvem a família. Cite uma. (1 escore)

08. Relacionando as duas obras lidas, responda: (02 escores)

a) Qual o tema em comum entre as duas obras?

b) A que público se destinam?

PARTE II – GRAMÁTICA

09. Sublinhe e classifique sintaticamente todos os sujeitos das frases seguintes (07 escores)

a) Estou muito bem disposto, hoje. ______________________________________

b) O Miguel e o Pedro foram para Paris. ______________________________

c) Eles chegam no sábado. _________________________________________

d) Dizem que está imenso frio na Europa. _____________________________

e) Perceberam tudo quanto vos disse? ________________________________

f) Só muito mais tarde do que eu contava, chegaram os meus convidados. ___________________________________________________

g) Tem feito um calor terrível ____________________________________

10. Insira a expressão entre parênteses entre o sujeito e o verbo, na linha pontilhada, utilizando-se de vírgulas.

(Expressões intercaladas)

Exemplo:

O presidente ........ reformulou seus pontos de vista. (durante a última reunião com seus assessores)

O presidente, durante a última reunião com seus assessores, reformulou seus pontos de vista.

a. O vendedor ....... apresentou-nos um plano de pagamento apetitoso. (como último recurso)

b. O homem ....... tem de usar seu poder recreativo para superá-los. (diante de maiores obstáculos)

11. Reescreva as sentenças abaixo segundo o modelo:

(Voz passiva analítica/ voz passiva sintética)

Exemplo 1:

Foi montada nova fábrica no perímetro urbano.

Montou-se nova fábrica no perímetro urbano.

Exemplo 2:

Foram montadas novas fábricas no perímetro urbano.

Montaram-se novas fábricas no perímetro urbano

a. São realizadas semanalmente importantes partidas de futebol.

b. Convém que sejam mantidos os horários do ano passado.

c. Foi feita importante pesquisa de opinião pública.

12. Pluralize a expressão em destaque e, caso esta funcione como sujeito, faça o ajuste da forma verbal:

(Voz passiva sintética/ sujeito indeterminado.)

Exemplo 1:

Fala-se de séria crise internacional.

Fala-se de sérias crises internacionais.

Exemplo 2:

Encontra-se à venda importante coleção.

Encontram-se à venda importantes coleções.

a. É bom que se reserve antes a passagem.

b. Falou-se de possível desfalque na seleção.

c. Mencionou-se o nome escolhido.

d. Espero que se mantenha o critério atual.

13. Pluralize a expressão em destaque e, caso esta funcione como sujeito, faça o ajuste na forma verbal.

(Concordância verbo- sujeito.)

Exemplos 1:

Há de surgir nova fonte de energia.

Hão de surgir novas fontes de energia.

Exemplo 2:

É bem possível que não haja a tal reunião.

É bem possível que não haja as tais reuniões.

a. Esteve no meu gabinete o representante do sindicato.

b. Assim que começou o debate, alguns candidatos se retiraram.

c. Sempre que houver reclamação, providências terão de ser tomadas.

14. Sublinhe, , nas seguintes frases, o predicativo de sujeito. (03 escores)

Mariano Paulo está nervoso.
(...)
– Sei que a memória da tua mãe é uma coisa preciosa, mas não somos nós que fazemos a vida.
(...)
– Talvez aches que há nisto um pouco de egoísmo. Realmente, não sou perfeito. Mas, para lá do que possas julgar, é neste chão, nesta casa que eu penso.

Carlos de Oliveira - Casa na Duna

15. Uso do S e Z

Complete as palavras com S ou Z. A seguir, copie as palavras na forma correta:

pou....ando: .............................

pre....ença: ..................................

arte.....anato: ...........................

escravi.....ar: ................................

nature.....a: ..............................

va.....o: .......................................

pre.....idente: ............................

fa.....er: .....................................

Bra.....il: .................................

civili....ação: ................................

Sem comentários:

Arquivo do blogue