segunda-feira, 2 de junho de 2008

Português - 1°EM - 1ª etapa



Professora : T. N. Macambira – Total de escores: 50

O poema a seguir refere-se às questões 1 a 5.

Sintonia para pressa e presságio

Escrevi no espaço.

Hoje, grafo no tempo.

Na pele, na palma, na pétala,

Luz do momento.

Sôo na dúvida que separa

O silêncio de quem grita

do escândalo que cala

no tempo, distância, praça,

que a pausa, asa, leva

para ir do percalço ao espasmo.

Eis a voz, eis o deus, eis a fala,

eis que a luz se acendeu na casa,

e não cabe mais na sala.

Paulo Leminski

01. Separe as sílabas das seguintes palavras: (5 escores)

a) luz

b) pausa

c) escrevia

d) mais

e) distância

02. Indique o número de letras e de fonemas das seguintes palavras: (5 escores)

a) dúvida

b) que

c) hoje

d) pressa

e) acendeu

03. Considere as palavras praça e pressa. Que fonemas diferenciam o significado dessas duas palavras? (2 escores)

04. Nas palavras luz, acendeu e que, o /u/ tem o mesmo papel fonológico? (isto é, apresenta a mesma função na fonética, a saber, é sempre vogal ou sempre semivogal?) Explique. (3 escores)

05. Considere essas palavras do texto: pausa, casa, sala, asa.

Em qual delas a letra s está representando um fonema diferente do que representa nas outras três? Explique. (03 escores)

06. Haicai é um tipo de poema de origem japonesa constituído de três versos. Leia o haicai abaixo, do poeta paulistano Guilherme de Almeida: (5 escores)

Cigarra

Diamante. Vidraça.

Arisca, áspera asa risca

O ar. E brilha. E passa.

Nesse texto, o poeta realiza um jogo de fonemas, criando um efeito sonoro para se referir a um acontecimento que dura apenas alguns instantes.

a) a que fato o texto se refere?

b) Identifique os fonemas que mais contribuem para a criação do efeito sonoro:

c) Que relação é possível estabelecer entre o efeito sonoro que se percebe no poema e o fato a que ele se refere?

07. Reescreva as frases empregando por que, porque, porquê, por quê: (13 escores)

a) # nascemos para amar, se vamos morrer?/ # morrer, se amamos?” Carlos Drummond de Andrade

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b) “Estava inquieto. Não saberia bem dizer #.” Érico Veríssimo

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c) “Eu te amo # não amo bastante a mim/ # amor não se troca, não se conjuga nem se ama.” Carlos Drummond de Andrade

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d) Quem saberia explicar # a palavra malmequer é escrita com l ?

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e) A professora era impaciente: irritava-se com os # dos alunos.

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f) “Mas a minha tristeza é sossego # é natural e justa.” Fernando Pessoa

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g) A polícia ainda não sabe o motivo # o rapaz caiu do prédio.

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h) Você se envolveu em toda essa polêmica #?

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i) # o carro não pega? Não será # ficou muitos dias parados?

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08. UFPR Leia o texto abaixo:

“A referência a Xuxa, além de providencial, é pertinente. Ela é pioneira nesse fenômeno, tão característico do Brasil de hoje, que é a erotização das crianças. Faz anos que, consciente ou inconscientemente, lhes dá aulas de sedução. Outras a seguiram na TV, entre louras que a imitam e reboladoras profissionais, mas Xuxa detém a palma do pioneirismo. Merece ser onsiderada um símbolo da permissividade da televisão brasileira.”

Veja, 18/08/1999.

Marque V (verdadeiro) ou F (falso) na(s) alternativa(s) em que todas as expressões sãoapropriadas para substituir as expressões em negrito, sem prejuízo para o sentido do texto. (06 escores)

( ) menção – apropriada – interrompe – da licenciosidade.

( ) convocação – irritante – conserva – da abertura.

( ) observação – relevante – possui – da liberalidade.

( ) menção – apropriada – conserva – da falta de limites.

( ) saudação – obrigatória – interrompe – do vale-tudo.

( ) alusão – relevante – ostenta – da liberalidade.

09. UFMT Leia o texto de Lourenço Diaféria e julgue os itens a seguir. Use V, para os itens verdadeiros, e F, para os falsos. (03 escores)

“O grafiteiro pixou no muro caiado: ‘Herrar é umano.’

Considere as seguintes atitudes:

1. Você corrige um erro.

2. Você corrige dois erros.

3. Você não corrige nada e elogia a criatividade do grafiteiro.

4. Você fica louco da vida, xinga o cara de ignorante e manda repintar o muro.”

Lourenço Diaféria.

( ) A letra h não representa, na Língua Portuguesa, nenhuma fonema, mas é usada em palavras que a trazem da etimologia, como humano.

( ) As letras x e ch podem representar o mesmo fonema, o que ocasiona certa dificuldade na escrita de palavras como pichar e xícara.

( ) Poderia ser acrescentada à “questão de múltipla escolha” mais uma alternativa: Você corrige três erros.

10. Complete as lacunas das seguintes palavras abaixo, escolhendo uma das letras abaixo: (05 escores)

a) S ou Z : marque__a, aspere___a , bra___ão, la__anha, ga____ela

b) G ou J: cafa__este, rabu__ento, a___iota, ___iló, berin____ela, con___estão

c) X ou CH: en___oval, ca___ecol, ___u___u, pi__ote, madei__a, fle___a

d) ESA ou EZA: princ__________, nobr________, burgu_________, noruegu_______, campon______

e) S ou SC ou Ç ou SS: ob_____essão, exce________ão, ace________ório, a_______ender, ob____ecado

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