segunda-feira, 2 de junho de 2008

Ates - 7°EF - 1ª etapa

Avaliação Global de Artes

7º do Ensino Fundamental – 1ª etapa – Total de Escores: 20

Professora: Tetê Macambira

Assunto: Poesia – elementos poéticos e o paradidático “Fruta no Ponto”

Texto 1:

Banho-Maria

Amor não deve ser mantido

em banho-maria

pois seus poderes

de luz e encantamento

se esvaem neste lento

cozinhar

amor pede fogo alto

grossas chamas

sol intenso

e muita pimenta

amor pede tempero forte

pede tudo em exagero

mel de se lambuzar

Texto 2:

Quinze Anos

Tudo o que eu queria

era para sempre

esse eterno deslumbramento

de pássaro aprendendo o vôo

de rio aprendendo a montanha

Tudo o que eu queria

era para sempre

esse fôlego esse brilho

esse abraçar o mundo

como se o mundo fosse um filho

e coubesse entre os braços

Texto 3:

Fruta no Ponto

Às vezes dá vontade

de agarrar a vida

com uma duas

dez mãos

e levar à boca

e trincar nos dentes

como uma fruta

no ponto

As questões 1, 2 e 3 se referem ao texto 1, “Banho-maria”

01. Sabendo que banho-maria é uma técnica de se esquentar, culinariamente, um alimento de forma suave e delicada (coloca-se o alimento dentro de uma panela e esta panela dentro de outra panela com água que, ao ferver, aquecerá o alimento), releia o texto 1 e assinale a única correta: (01 escore)

a) Amor não pode ser tratado com tranqüilidade

b) O amor não pode ser fervido indiretamente, ele precisa de fogo direto, isto é, precisa de animação sempre para sobreviver

c) Para que a magia, o encantamento do amor não se perca, a lentidão pode ser prejudicial.

d) Nenhuma das alternativas anteriores

02. Sobre a rima existente no poema, assinale V para a sentença que for verdadeira e F para a que for falsa: (04 escores)

A ( ) O único par de rimas são os vocábulos encantamento e lento

B ( ) Quanto à colocação, podemos classificar a rima “encantamento / lento” como alternada

C ( ) Quanto ao valor, podemos classificar a rima “encantamento / lento” como pobre

D ( ) Esta rima se repete na mesma poesia

03. Quanto ao número de versos e de estrofes, assinale a única opção correta: (01 escore)

a) 12 versos – 2 estrofes

b) 13 versos – 2 estrofes

c) 12 versos – 1 estrofe

d) 13 versos – 1 estrofe

As questões 04, 05 e 06 se referem ao texto 2, “Quinze Anos”.

04. O texto fala sobre: (01 escore)

a) uma moça de quinze anos grávida

b) gravidez na adolescência

c) sobre a força e o brilho da juventude

d) sobre a inveja que a poetisa possui dos jovens

05. Sobre a rima existente no poema, marque V para as sentenças que forem verdadeiras e F para as que forem falsas: (04 escores)

A ( ) O único par de rima é “brilho/ filho”

B ( ) Quanto à colocação, podemos classificar o par de rimas “brilho / filho” como alternada

C ( ) Quanto ao valor, podemos classificar o par de rimas “brilho/ filho” como pobre

D ( ) Trata-se de um par de rimas que aparece uma única vez em todo o poema, sem ser repetido

06. Quanto ao número de versos e de estrofes, assinale a única opção correta: (01 escore)

a) 10 versos – 1 estrofe

b) 11 versos – 1 estrofe

c) 10 versos – 2 estrofes

d) 11 versos – 2 estrofes

As questões 07, 08 e 09 se referem ao Texto 3, “Fruta no Ponto”:

07. O texto fala sobre: (01 escore)

a) a fome

b) o desejo de se comer frutas no ponto

c) a vontade de se viver

d) nenhuma das alternativas anteriores

08. Sobre a rima existente no poema, marque V para as sentenças que forem verdadeiras e F para as que forem falsas: (04 escores)

A ( ) O único par de rima é “vontade/ dentes”

B ( ) Quanto à colocação, podemos classificar o par de rimas “vontade / dentes” como alternada

C ( ) Quanto ao valor, podemos classificar o par de rimas “vontade / dentes” como pobre

D ( ) Trata-se de um par de rimas que aparece mais de uma vez em todo o poema, se repetindo

09. Quanto ao número de versos e de estrofes, assinale a única opção correta: (01 escore)

a) 07 versos - 2 estrofes

b) 08 versos – 2 estrofes

c) 07 versos – 1 estrofe

d) 08 versos – 1 estrofe

10. Complete os dados sobre o livro lido neste semestre, “Fruta no Ponto”: (02 escores):

a) Autora: _______________________________________________

b) Ilustradora: ____________________________________________

Sem comentários:

Arquivo do blogue